Foi criado um novo cargo de Bispo/a para o Ministério Episcopal na Comunhão Anglicana para dar continuidade ao bom trabalho desenvolvido na Lambeth Conference deste ano. A Revendíssima Jo Bailey Wells, atualmente Bispa de Dorking, na Diocese de Guildford, da Igreja da Inglaterra, foi nomeada para o cargo e iniciará suas novas funções em janeiro de 2023.
A Lambeth Conference é uma reunião que acontece a cada dez anos, para a qual estão convidados todos os bispos e bispas da Comunhão Anglicana. Da reunião desse ano participaram cerca de 650 bispos e bispas de todo o mundo.
Na Lambeth Conference, os bispos e bispas participaram de cultos, orações e estudos bíblicos, bem como de discussões sobre uma série de questões que a igreja e o mundo enfrentam, incluindo missão e evangelismo, discipulado, mudanças climática e meio ambiente, ciência e fé, salvaguarda e dignidade humana.
As pessoas participantes e organizadoras da Lambeth Conference reportam que as relações em toda a Comunhão Anglicana se rejuvenesceram em resultado do encontro. Um resultado não planejado da Lambeth Conference foi o impulso dado ao Parcerias de Companheirismo (parcerias entre dioceses individuais com outras dioceses em diferentes partes do mundo) da Comunhão Anglicana. Mais de 200 bispos e bispas presentes na conferência manisferarm o desejo de criar novas Parcerias de Companheirismo formais como parte de seu compromisso com “caminhar juntos/as”.
O novo cargo de Bispo/a para o Ministério Episcopal na Comunhão Anglicana foi acordado pelo Comitê Permanente da Comunhão Anglicana, reunido em Londres na semana passada. O cargo foi projetado para “promover uma comunhão colaborativa, engajada e enriquecida entre os bispos e bispas da Comunhão Anglicana, inspirando um maior companheirismo, aprendizado e intercâmbio entre as províncias”, conforme declarou o Secretário-Geral da Comunhão Anglicana, o Reverendíssimo Anthony Poggo.
“Isso dará continuidade aos resultados da Lambeth 22, promovendo os Chamados da Lambeth Conference, bem como relações renovadas entre bispos e bispas em diferentes províncias”, continuou. “Também ajudará a preparar bispos e bispas para o ministério, apoiando-os/as não apenas em seus contextos particulares, mas também promovendo sua participação na Comunhão de uma forma mais abrangente.
“Estou muito feliz que a Bispa Jo se junte a nós no Anglican Communion Office (Escritório da Comunhão Anglicana), à medida que desenvolvemos os resultados da Lambeth Conference de 2022”.
O Arcebispo de Cantuária, Reverendíssimo Justin Welby, disse: “A Lambeth Conference deste ano foi notável na renovação de amizades, relacionamentos e ligações por toda a Comunhão Anglicana. A nomeação da Bispa Jo Bailey Wells para este novo cargo de Bispo/a para Ministério Episcopal na Comunhão Anglicana tirará partido da determinação renovada de bispos e bispas de se unirem para viver nosso chamado – em nossas diversas culturas – para ser a Igreja de Deus para o Mundo de Deus”.
A bispa Jo Bailey Wells declarou: “Tendo descoberto, pela primeira vez, a diversidade e dinamismo da Comunhão Anglicana quando surgiu minha vocação na Igreja do Uganda na década de 1980, sinto um enorme respeito pelo sentido do convite de Deus para este cargo recém-criado”.
“Estou muito feliz por poder trabalhar com o Bispo Anthony, Secretário-Geral, que conheci pela primeira vez no Sudão do Sul, há muitos anos atrás. Estou desejosa de poder fazer essa caminhada com colegas bispos e bispas de toda a Comunhão, para descobrir como testemunhar em conjunto através dos Chamados, reforçando as amizades e a comunhão criadas na recente Lambeth Conference”.
A Bispa Jo Bailey Wells deixará seu posto atual como Bispa de Dorking, na Diocese de Guildford, para assumir este novo cargo. O Bispo de Guildford, o Reverendíssimo Andrew Watson, disse: “A bispa Jo tem sido uma excelente bispa em Dorking, trazendo para o cargo vigor e energia, especialmente por sua vasta experiência na Igreja mundial. Isso realmente colocou nossos próprios problemas em perspectiva e nos ajudou a não nos levarmos muito a sério (um tema favorito)”.
“Seus dons de ensino e pregação trouxeram verdadeira alegria à diocese, assim como sua sabedoria e discernimento e sua paixão pelas escolas da igreja. A Bispa Jo tem sido uma colega maravilhosa e fará muita falta quando assumir este novo desafio. A Comunhão Anglicana é verdadeiramente abençoada!”
A Lambeth Conference deste ano, inicialmente planejada para 2020 e adiada por causa da pandemia Covid-19, foi projetada em três fases.
A primeira fase – ouvindo juntos/as – envolveu a participação de bispos e bispas em pequenos grupos de discussão online.
A segunda fase – caminhando juntos/as – correspondeu à reunião presencial de bispos e bispas, em Cantuária, em julho e agosto.
Na terceira fase – testemunhando juntos/as – bispos e bispas e suas dioceses promoverão os Chamados de Lambeth – uma série de textos discutidos por bispos e bispas durante a Lambeth Conference – através de discussões e possível implementação em suas dioceses, em parceria com anglicanos em todo o mundo.
O Arcebispo de Cantuária escreverá em breve aos bispos e bispas da Comunhão e fará uma atualização sobre a terceira fase. Em seu novo cargo, a Bispa Jo terá um papel prepoderante na terceira fase da Lambeth Conference.
“Aguardo ansiosamente a oportunidade de trabalhar em proximidade com a Bispa Jo, para fomentar e promover conversas, estudos e orações contínuas, entre bispos e bispas e para apoiar a divulgação dos Chamados por toda a Comunhão”, declarou o Secretário-Geral, Bispo Anthony Poggo.
“Também fico feliz que a Bispa Jo olhe para os atuais programas de formação e desenvolvimento de Bispos e Bispas e tente identificar formas de aprender, uns com os outros, por toda a Comunhão Anglicana”, acrescentou”. Ela traz consigo uma vasta experiência, dons e talentos, bem como um profundo conhecimento da Comunhão Anglicana, especialmente devido à temporada que passou na Universidade de Duke. Aguardo com grande expectativa poder receber a Bispa Jo no Anglican Communion Office (Escritório da Comunhão Anglicana), quando ela se juntar a nós em janeiro”.
O Arcebispo de Cantuária, Justin Welby, acrescentou: “Estou muito satisfeito que a Bispa Jo assuma esse cargo enquanto avançamos para a terceira fase da conferência. Ela terá um papel fundamental nessa fase”.
“Eu conheço bem a Jo, uma vez que ela foi minha capelã. É uma discípula inspiradora e profundamente comprometida de Jesus Cristo e sei que está bem preparada para assumir este novo ministério a serviço da Comunhão Anglicana”.