A Diocese de Vanuatu e Nova Caledônia, na Igreja Anglicana da Melanésia, ativou seu Centro de Operações de Emergência em resposta ao Ciclone Harold, que causou grande devastação nas Ilhas Salomão, Vanuatu, Fiji e Tonga.
Em uma mensagem na Sexta-feira Santa o Bispo da Diocese de Vanuatu Central e Nova Caledônia, James Tama, anunciou que o Centro de Operações de Emergência havia sido ativado para atender às crescentes necessidades de paroquianos, paróquias e comunidades.
Somente em Vanuatu, quase 160.000 pessoas precisaram de assistência. A região foi devastada destruindo lavouras e casas e deixando milhares de pessoas com necessidades de abrigo, água e comida. A Cruz Vermelha descreveu a situação como “catastrófica”.
O Ciclone de Categoria 5 chegou em um momento em que muitos países das ilhas do Pacífico estão em estrito confinamento devido ao Covid-19. A maioria dos países das Ilhas do Pacífico foi elogiada por dar sua resposta bastante cedo à pandemia, fazendo com que muitas pessoas permanecessem livres do vírus até o momento.
Teme-se que o empenho de Vanuatu para manter afastado o Covid-19 possa adiar os esforços internacionais habituais para oferecer ajuda de emergência. As rotas de suprimento estão danificadas e muitas pessoas terão que se mudar para centros de evacuação, onde será quase impossível praticar o distanciamento social. O país barrou a entrada de estrangeiros temendo que o vírus pudesse ser introduzido e assim toda ajuda humanitária precisa passar por rigorosos protocolos de saúde antes de ser descarregada. No entanto, as Nações Unidas já liberaram US $ 2,5 milhões (aproximadamente 2 milhões de libras esterlinas) do seu fundo humanitário de emergência para ajudar Vanuatu.
O Bispo Tama disse que a Diocese tinha formado grupos de trabalho que começaram a limpar os escombros em todas as suas áreas e que o clero está sendo integrado aos membros da equipe médica de emergência do Cluster de Saúde para ajudar a formar consciência sobre o Covid-19 e dar assistência espiritual às comunidades e às pessoas afetadas que vivem com deficiências.
O Bispo Tama disse: “Peço a todos os parceiros da Igreja Anglicana e da Comunhão Anglicana em geral que nos ajudem neste momento de grande necessidade. Para que possamos reconstruir e recuperar nossas comunidades e retomar a missão da igreja.” Ele também afirmou que estava em contato com o Conselho de Igrejas de Vanuatu para garantir que todos estejam trabalhando juntos na resposta ao desastre.
A Aliança Anglicana está se conectando com agências e igrejas da região para apoiá-las da maneira que puderem.
O Bispo Tama encerrou sua mensagem da Sexta-feira Santa dizendo: “As árvores e os jardins podem ser destruídos, mas nosso espírito permanece intacto. Nossos lares e famílias podem estar lutando com dificuldades, mas nossa fé e nossa Igreja permanecem firmes.”