Os Cristãos da Diocese de Daejeon, na Igreja Anglicana da Coreia, estão enviando um pacote de ajuda à diocese da Igreja Episcopal de Nova York. Os membros da Diocese coletaram 5.000 máscaras, 3.000 garrafas de desinfetante para as mãos e 3.000 conjuntos de roupas de proteção.
Os itens foram coletados na Semana Santa, enquanto em Nova York a cidade se preparava para transformar a Igreja da Catedral de São João o Divino em um hospital de campanha. Os planos foram suspensos porque as autoridades de saúde da cidade de Nova York afirmaram que os leitos extras de emergência não são mais necessários.
Na segunda-feira da Páscoa (13 de abril), o pacote de ajuda foi abençoado durante um culto na Catedral de Wonseongdong, em Cheonan, antes de ser enviado aos Estados Unidos.
“O Jesus Cristo vivo continua nos dizendo para nos amarmos, independentemente do tamanho, raça ou qualquer diferença entre nós”, disse o Primaz da Igreja Anglicana da Coreia, Arcebispo Moses Nagjun Yoo. “Este é o momento em que a Palavra se desenvolve através destas duas Igrejas conectadas na Coreia e nos EUA... Nossos desejos mais calorosos e muitas orações se juntam com a esperança da vida ressuscitada de Jesus Cristo para vencer o Covid-19 para todos no pacote de ajuda”.
O Arcebispo Moses disse que se trata de uma inversão do padrão usual de ajuda, mais comummente enviada pelos Estados Unidos à Coreia. No culto de bênção na segunda-feira de Páscoa, ele disse à congregação que “por meio dessa oração de bênçãos, vamos dedicar este mundo a Deus. Ele é de Deus, e é um lugar para servir a Deus. Ao mesmo tempo, é um lugar para lembrar e se arrepender por se afastar de Deus e restabelecer um relacionamento com Deus.
“É incrível que nossa menor Diocese esteja enviando ajuda para a maior diocese de Nova York”, disse ele. “É como São Paulo, o menor dos apóstolos, trabalhando com o favor de Deus – ver 1
Coríntios 15:10. Hoje, Deus usa a Diocese de Daejeon como ferramenta da graça para desempenhar o mesmo papel que o apóstolo Paulo.”
Em outros lugares, a Província Interna de Gana na Igreja da Província da África Ocidental doou 60.000 cedis ganeses (GHS, aproximadamente 8.500 libras esterlinas) a um Fundo Fiduciário Nacional para a resposta ao Covid-19 estabelecido pela Presidente de Gana, Nana Addo Dankwa Akufo-Addo.
Os fundos foram apresentados pelo Bispo de Accra, Daniel Torto, à chefe de gabinete da presidência do país, Frema Opare. O bispo se encontrava acompanhado de uma delegação que incluía os Arcebispos Dr Joseph Lankwei Lamptey (Accra Leste) e John Antonio Tello Nelson (Accra Oeste) e o Dr. George Kotei Neequaye, Decano da Igreja Catedral da Santíssima Trindade.
Na cerimônia de entrega, o Bispo Daniel ofereceu orações pela nação.
Na Inglaterra, uma igreja na cidade de Bath, em Somerset, foi temporariamente convertida em linha de produção para a fabricação de escudos faciais para uso no Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido. Nas primeiras três semanas de operação, mais de 16.000 máscaras foram enviadas para hospitais do NHS em todo o país; milhares mais já foram encomendadas.
O esquema foi estabelecido por Edward Chudleigh, ex-engenheiro da empresa Dyson, para atender à crescente demanda por Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Ele começou a produzi-los em pequenos números no porão, mas a nova linha de montagem na Igreja de São Miguel, no centro de Bath, está produzindo ao ritmo de uma máscara por minuto.