A Igreja Episcopal em Jerusalém e no Oriente Médio está atravessando um período de mudança. Suas quatro dioceses - Jerusalém, Chipre e Golfo, Irã e Egito, com o Norte da África e o Chifre da África - logo se tornarão três, já que a Diocese do Egito se tornará a Província de Alexandria - a 41ª Província da Comunhão Anglicana.
A Diocese do Egito é uma das maiores da Comunhão Anglicana. Abrange os países do Norte da África, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito; bem como os quatro países do Chifre da África: Etiópia, Eritreia, Somália e Djibuti. Quando se tornar a Igreja Anglicana de Alexandria, terá quatro dioceses: Egito, Norte da África, Chifre da África e Gambela.
Em contraste, a Diocese do Irã é uma das menores, com apenas um punhado de congregações que operam com liberdades limitadas.
A Diocese de Chipre e o Golfo é uma das dioceses mais diversas da Comunhão Anglicana. Inclui a ilha de Chipre, que em sua cultura é bastante europeia; e oito estados do Golfo, incluindo Iraque, Bahrein, Dubai, Kuwait, Omã e Abu Dhabi.
A Diocese de Jerusalém é provavelmente a diocese mais visitada da Comunhão Anglicana, atraindo peregrinos de todo o mundo para a Terra Santa. A Diocese de Jerusalém inclui Israel, Palestina, Jordânia, Síria e Líbano. É altamente respeitada por seus ministérios de educação e saúde.
O Primaz da Província é eleito entre seus quatro bispos - embora a Diocese do Irã não tenha um bispo desde que o Bispo Azad Marshall partiu para assumir um papel na Diocese de Raiwind, na Igreja do Paquistão. O atual Bispo Presidente é Michael Lewis, Bispo de Chipre e do Golfo.
A Província elevou o Bispado de Jerusalém a um arcebispado, e assim o Bispo de Jerusalém é conhecido como Arcebispo em Jerusalém, à luz do status especial da cidade.
Ao orar pela Igreja Episcopal em Jerusalém e no Oriente Médio, orem por uma transição suave de uma para duas Provincias. Orem pela nova Província de Alexandria e pelas dioceses restantes na província.
Orem também pela paz na região; pelos cristãos na Terra Santa - particularmente os cristãos indígenas da região