Photo Credit: Buckingham Palace
[ACNS, da Redação] Em sua primeira mensagem de Páscoa, a Rainha Elizabeth II afirmou que “a Páscoa não é cancelada”. A Rainha Elizabeth transmite tradicionalmente uma mensagem de Natal a cada ano em que tem testemunhado a sua fé cristã; mas esta é a primeira vez que enviou uma mensagem de Páscoa. Em sua mensagem, divulgada nas redes sociais no sábado (11 de abril), a Rainha, que é Suprema Governadora da Igreja da Inglaterra, disse: “A descoberta do Cristo ressuscitado no primeiro dia de Páscoa deu a seus seguidores uma nova esperança e um novo objetivo e todos podemos nos animar com isso.
“Sabemos que o Coronavírus não vai nos vencer. Tão escuro quanto a morte possa ser - especialmente para aqueles que sofrem com a aflição – a luz e a vida são maiores. Que a chama viva da esperança pascal seja um guia constante para o futuro.”
Sua mensagem foi publicada pouco antes do primeiro culto online do Dia da Páscoa do Anglican Communion Office (Escritório da Comunhão Anglicana) ter “estreado” no YouTube e no Facebook. É o terceiro vídeo divulgado pelo Anglican Communion Office desde o confinamento mundial. O primeiro, para o Domingo da Paixão, foi assistido 2,825 vezes em apenas duas semanas; o segundo, para o Domingo de Ramos, foi assistido 5,664 vezes em pouco mais de uma semana. A partir desta manhã (terça-feira), o culto do Domingo da Páscoa já superou o número dos dois primeiros juntos, sendo assistido por 13,500 pessoas.
A equipe de comunicação do Anglican Communion Office está planejando cultos semanais adicionais - que trazem contribuições de todo o mundo - até o final do isolamento global. Eles poderão ser vistos em anglicancommunion.org/worship.
Nesta Páscoa também se viu a primeira campanha internacional de mídia social coordenada pelo Anglican Communion Office. Mensagens de todo o mundo foram transmitidas pelo Twitter às 05:00 horas no fuso horário local usando o hashtag #GlobalSonRise. Começou com saudações de Páscoa de crianças em uma Escola Dominical nas Ilhas Salomão, da Igreja Anglicana da Melanésia, para crianças em Escolas Dominicais Anglicanas de todo o mundo, e concluiu com uma mensagem da Diocese de New Westminster, da Igreja Anglicana do Canadá.
Igrejas de todo o mundo têm realizado cultos online para oferecer uma maneira de os fiéis se unirem, apesar do confinamento.
A Igreja da Inglaterra transmitiu um culto com o Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, gravado em sua cozinha no Lambeth Palace. Foi transmitido em áudio por várias estações de rádio da BBC no Reino Unido antes de ser disponibilizado em formato de vídeo pela equipe de comunicações digitais da Igreja da Inglaterra. É um dos mais de 3.000 cultos organizados em toda a Igreja da Inglaterra.
O Príncipe de Gales, Príncipe Charles, leu a passagem do evangelho em uma gravação feita em sua residência em Birkhall, na Escócia, para um culto transmitido pela Catedral de Canterbury, a igreja mãe da Comunhão Anglicana.
Em um sinal de que muitas pessoas estão se voltando para a Igreja em busca de apoio, igrejas de todo o mundo estão relatando que mais pessoas estão participando de seus cultos digitais do que os que costumam frequentar seus cultos de domingo antes do confinamento.
Entre 500 e 600 pessoas geralmente participam dos cultos dominicais na Igreja de St Paul e St George em Edimburgo - conhecidas como P's and G's – e seus membros, predominantemente jovens, chegam a cerca de 1.000. No entanto, essa congregação viu quadruplicar o número de participantes do culto do Dia das Mães (Mothering Sunday), e eles continuaram a crescer. Até hoje, mais de 5,600 pessoas participaram de seu culto de Páscoa digital.
No entanto, apesar dos avanços tecnológicos, muitos estão ansiosos pelo dia em que a Igreja possa, mais uma vez, se reunir pessoalmente. “Mal posso esperar pelo dia em que, naquele domingo, eu possa voltar à minha igreja e ver minha família, meus entes queridos e meus amigos, pela primeira vez”, disse o Chefe de Comunicação Digital da Igreja da Inglaterra, Adrian Harris, à BBC no programa Click. “Eu me sinto um pouco emocional com isso.”
Assista a um vídeo composto que mostra as mensagens postadas pelos anglicanos para a campanha #GlobalSonRise nas mídias sociais.